Follow Us on Twitter

IDERJ e IDEB

1.      IDERJ
Com vistas ao aprimoramento da educação, foi criado o IDERJ, índice de qualidade escolar que visa a fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) , baseando-se em dois critérios: Indicador de Fluxo Escolar (IF) e Indicador de Desempenho (ID).
Indicador de Fluxo (IF): O IF leva em conta a taxa de aprovação nas séries iniciais (1º ao 5º ano) e finais do Ensino Fundamental - EF (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio - EM (1º ao 3º ano) para cada escola, coletadas pelo Censo Escolar do ano em questão.
Indicador de Desempenho (ID): O ID é medido a partir do agrupamento das notas obtidas pelos alunos nos exames do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) em quatro níveis de proficiência: Baixo (B), Intermediário (Int) , Adequado (Ad) e Avançado (Av).
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um ÍNDICE, um
indicador, composto pelo resultado do fluxo escolar e pelas médias do resultado da Prova Brasil/SAEB.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP, em 2007, e reúne num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o País, e a Prova Brasil – para os municípios.
O IDEB também é importante por ser um condutor de política pública em prol
da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos.


    2.    
    Category: 1 comentários

    1 comentários:

    Sheila disse...

    Rufino, esse é um esclarecimento super pertinente. Antes de ver esse vídeo, ao realizar uma pesquisa, não entendia muito bem a relação entre desempenho e fluxo. Boa escolha. Parabéns pelo blog.

    Postar um comentário